Bem-vindos

Bem-vindos ao santuário do Rock and Roll, onde vocês encontrarão noticias sobre rock, resenhas de CDs e muito mais!

Um show da banda AC/DC

quinta-feira, 28 de julho de 2011

Kid Vinil: "os 20 anos de Nevermind e outros álbuns"

O músico, radialista e ex-VJ KID VINIL escreveu nova matéria em sua coluna no Yahoo! sobre os 20 anos de "Nevermind" do NIRVANA e outros álbuns que fazem aniversário. Confira abaixo alguns trechos.
"O ano de 1991 foi criativo para o rock mundial. A década começava com dois movimentos fortíssimos. Do lado americano, o grunge via Seattle conquistava o mundo com nomes como Mudhoney, Soundgarden, Pearl Jam e, naturalmente, Nirvana. Na Inglaterra, o início da chamada geração Britpop gerava seus primeiros frutos com Primal Scream, My Bloody Valentine, Teenage FanClub e Blur.
O grande marco da década foi sem dúvida o álbum “Nevermind” do Nirvana, lançado em setembro de 1991. O trio vinha de um disco independente, “Bleach”, lançado pelo selo Sub Pop, a Meca do grunge em Seattle. O empresário David Geffen, dono da gravadora Geffen Records, logo sacou o talento de Kurt Cobain e fez um acordo com a Sub Pop para distribuir mundialmente o álbum “Nevermind”. A primeira impressão causada pelo primeiro single, “Smells Like Teen Spirit”, foi que, segundo o semanário inglês Melody Maker, a música era a rendição do Nirvana para o pop feito pelo R.E.M. Na época, o jornal comparou a melodia de “Smells Like Teen Spirit” com as melodias do R.E.M. De certa forma, até fazia sentido, pois Kurt era amigo e fã do trabalho de Michael Stipe, que naquele mesmo ano lançava o álbum mais bem sucedido do R.E.M, “Out Of Time”. A produção de “Nevermind” ficou por conta de Butch Vig, que deu ao Nirvana  um sabor mais pop dentro do contexto grunge, mas não tirou a essência das ensurdecedoras apresentações ao vivo da banda."

Nenhum comentário:

Postar um comentário